Literatura Nacional Clássica;
"Casmurro,não está aqui no sentido que lhes dão,mas no que lhe pôs o vulgo homem calado e metido consigo.Dom,veio por ironia ,para atribuir-me fumos de fidalgo.Tudo por estar cochilando!" - Dom Casmurro.Título:
Dom Casmurro (184 páginas).
Autor:Machado de Assis.
Editora:Série Bom Livro.
Muitos já leram este livro por obrigatoriedade escolar ,mas infelizmente ainda não tive um trabalho como este .. Nem mesmo me interessava pela literatura clássica ,mas foi numa viagem para São Paulo na casa de uma tia minha que me despertou o interesse para ler Dom Casmurro.
O narrador inicia o livro justificando o título e por quê resolveu escrevê-lo.Chama-se Dom Casmurro,pois foi um apelido dado ao personagem principal,Bento Santiago, e diz que escreve,por falta do que fazer.
Bento era filho de D.Glória,uma mulher muito bondosa ,vivia em sua casa em Matacavalo,com seu tio Cosme ,sua prima Justina e um agregado José Dias.Seu pai já havia morrido.
Dona Glória que havia perdido o primeiro filho,fez uma promessa a Deus ,que se lhe concedesse um filho vivo este iria para o seminário quando fosse seu tempo e seria padre.Quando Bento tinha seus 15 anos sua mãe planejou manda-lo para o seminário.
Bento sabendo de sua partida próxima foi procurar Capitu. Eram amigos desde crianças,porém,quando chegam á fase da adolescência,novos sentimentos e emoções foram fluindo e sendo descobertos entre eles.Mas naquela época ,dadas as idades deles e as circunstancias,seria difícil um amor, ainda assim o primeiro amor.Então Bentinho e Capitu fazem um juramento que iriam se casar,independente do que houvesse de acontecer.E assim partiu para o Seminário.Foi neste cenário que ele percebe que não foi tão mal assim sua estadia lá,uma vez que fez amizade com outro seminarista ,Escobar.Passado um tempo no seminário, consegue voltar para casa de sua mãe D.Glória e estudar Direito.
Anos se passam e Bento já é bacharel em Direito e está casado com Capitu,seu amigo seminarista Escobar casou-se com a amiga de Capitu e os quatros vão criando grandes laços de amizade.É então que fatos e incidentes da historia se desenrolam.
Achei muito interessante a forma que Machado De Assis escreveu Dom Casmurro,as vezes era difícil entender tais palavras ,pela riqueza do vocabulário,mas com o contexto que ele nos passa conseguimos levar adiante sua história,outra coisa interessante é na maneira cronológica que o autor relata os acontecimentos ,em alguns momentos adiantando ou voltando no tempo.
Enquanto estava lendo parecia que vivia no século XIX ,imaginava os lugares,as pessoas e as personalidades , e ainda refletia tudo isso com os tempos modernos .Muita coisa já mudou mais algumas são vistas somente de maneiras diferentes.
Tive um grande apego por essa obra ,Machado de Assis transcreve cada detalhe daquela época com precisão e sabedoria .A história contém uma fonte de conteúdos e conhecimentos farta.E a imaginação nos leva além.
A cada capítulo refletimos sobre uma nova mensagem e vamos trabalhando nelas .Uma leitura surpreendente .Da mesma maneira que possui todo romance possuem também suspense ,e repleta por sentimentos que o autor consegue traçar pela história ,como é importante ressaltar o orgulho,a tristeza,saudades ,lamentações e outros que encontramos na história.E ao final deixa também um "Q" de mistérios para a gente .Tudo isso reunido em um Clássico da Literatura Nacional de Machado De Assis,sem duvidas recomendo para vocês.
É sempre uma responsabilidade a mais fazer uma resenha de um clássico ,espero que tenham gostado :) beijos
Eu sempre amo suas resenhas. Este livro é espetacular♥
ResponderExcluir